A importância de adquirir novos hábitos

O primeiro passo antes de adquirir novos hábitos é pensar na sua real motivação! O tempo que leva a formar um novo hábito pode variar amplamente, dependendo do seu comportamento, das circunstâncias, entre outros fatores.

Nossos hábitos são respostas às nossas necessidades. Se come mal, pode começar a comer bem, mas se está a comer chocolate para se sentir confortado e feliz, tentar substituir o chocolate com cenouras não vai ajudar. Neste caso, o que é necessário não é uma dieta melhor, mas encontrar uma forma alternativa para se sentir confortado e relaxado.

As etapas a seguir são baseadas em resultados de pesquisa na área da psicologia comportamental e explicam o que é necessário para iniciar hábitos novos.

 

Passo 1: Escolha um hábito incrivelmente fácil de iniciar

Para criar um novo hábito, deve, em primeiro lugar, simplificar o comportamento. Torná-lo pequeno, mesmo ridículo. Por exemplo: caminhar durante 3 minutos ou fazer 2 flexões.
No início, não importa o desempenho. Poderá atingir os níveis de desempenho que deseja numa fase seguinte, quando o comportamento se tornar consistente.

 

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Passo 2: Integre-o na sua rotina

Encontre uma rotina existente que funcione como lembrete para este pequeno comportamento. Por exemplo: digamos que queira adquirir o hábito de fazer 10 flexões por dia durante a pausa de almoço. Pode começar por escolher um “lembrete” baseado no tempo e dizer algo como: “Durante a minha pausa para o almoço, todos os dias, vou fazer 10 flexões.” Isso poderia funcionar, mas não é muito específico. Para ficar mais específico, relaciona o lembrete com uma ação anterior que aconteça que esteja associada ao período de almoço:
Por exemplo, “Quando fechar meu laptop para sair para o almoço, vou fazer 10 flexões.” Neste caso, a ação muito específica de “fechar o laptop” é um “lembrete” perfeito para o que quer fazer de seguida (as 10 flexões). Não restará qualquer dúvida sobre o momento em que o vai fazer.

Passo 3: Treinar o ciclo

Concentre-se em integrar o novo pequeno comportamento na sua rotina todos os dias ou tanto quanto possível. Mantenha o comportamento simples até que se torne um hábito sólido. É importante lembrar que uma mudança duradoura é produto de hábitos diários, não de transformações realizadas uma vez na vida.

A ideia de que, ao formar um novo hábito, não pode falhar um dia ou tudo estará perdido é apenas mais um mito. Perder uma oportunidade para executar o comportamento não afeta o processo de formação de hábito. Por outras palavras, a construção de melhores hábitos não é um processo de tudo-ou-nada.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de celebrar. É especialmente importante que se recompense de cada vez que praticar o seu novo hábito.

 

Pesquisa realizada por Dra.Thordis
CMO – Chief Medical Officer – Portugal
Holmes Place Health Clubs

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