Colesterol alto: Crie hábitos simples para evitar

Muito se fala em Colesterol, mas você sabe o que significa?

O colesterol é uma substância necessária ao organismo, mas é importante evitar excessos! Ele tem uma aparência e textura de uma cera macia e é um composto químico da família do álcool, essencial à vida.

A maior parte do colesterol que nosso organismo necessita é sintetizado pelo fígado. O restante, nós adquirimos através dos alimentos que ingerimos. Tanto as taxas de colesterol muito altas quanto às taxas muito baixas são perigosas pra saúde.

Por ele ser solúvel apenas em gorduras, o colesterol tem que ser transportado pelo sangue através das seguintes lipoproteínas:

Lipoproteínas: VLDL – (triglicerídeos)

LDL – mau colesterol e HDL (bom colesterol)

Essa sopa de letrinhas funciona da seguinte  forma:

O fígado condiciona os triglicerídeos na forma de VDL e os despacha pela corrente sanguínea para as células, juntamente com menores quantidades de colesterol e proteínas. É assim que as células armazenam e utilizam essa quantidade de gordura como “combustível”.

Assim, o VLDL, sem as gorduras, passa a ser chamado como LDL(mau colesterol) já que é composto basicamente de colesterol e proteína. E seu excesso no organismo acaba fixando-se nas paredes das artérias, entupindo-as e pode proporcionar ataques cardíacos ou infartos.

Por sua vez, o HDL(bom colesterol) faz o papel contrário, extraindo o colesterol das paredes das artérias, devolvendo-o ao fígado para se excretado. Você sabia que o fumo baixa os níveis de colesterol bom (HDL), e o exercício físico aumenta?

 

 Como controlar o seu colesterol?

Em muitos casos uma dieta saudável basta para manter os dois níveis seguros!

Neste artigo você vai encontrar algumas dicas para ajuda-la a manter o nível do Colesterol:

  1. Peixes: são ricos em ômega 3 e auxilia no controle e na redução do colesterol e triglicerídeos
  2. Soja e derivados – a soja é rica em Vitamina E, e aumenta os níveis de HDL o bom colesterol
  3. Tomate – o licopeno presente nesta fruta não se limita a ajudar, a prevenir o câncer, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea.
  4. Chia rica em fibras e ômega 3, uma dobradinha poderosa contra o colesterol
  5. Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.
  6. Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL.
  7. Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim).
  8. 8. Inclua na sua dieta farelo de aveia, pois é nele que está concentrada a maior parte de fibra solúvel responsável pelos efeitos redutores da absorção da gordura da dieta, o ideal é consumir 2 colheres de sopa ao dia com frutas, saladas de frutas ou com feijão, substituindo a farinha etc.
  9. 9. A soja pode ser utilizada como proteína texturizada de soja (PTS) no lugar da carne moída, depois de hidratada e refogada.
  10. 10. Inclua o consumo de quatro frutas ao dia e de vegetais e legumes no almoço e jantar. Para ficar mais apetitoso coloque várias cores!
  11. Os flavonóides são encontrados principalmente em vegetais verde-escuros, frutas (como cereja, amora, uva, morango, jabuticaba e maçã), grãos (linhaça, soja, etc), sementes, castanhas, condimentos e ervas (cúrcuma, orégano, cravo e alecrim) e também em bebidas, como vinho, suco de uva e chás.
  12. Quinoa:além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado.
  13. Óleos vegetais de canola e girassol: são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.
  14. Linhaça:fonte de ômega 3 e ácido linoleico, reduz o colesterol e a glicose no sangue.
  15. Quiabo:A grande quantidade de fibras solúveis ajudam a reduzir o colesterol no sangue.
  16. Alho:rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL).
  17. Berinjela:Contém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicerídeos.
  18. Uva e sumo de uva:O resveratrol, presente tanto na fruta quanto no sumo integral dela, ajuda a baixar o colesterol.
  19. Cebola:além de reduzir o colesterol, tem ação anti-inflamatória, que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.
  20. Maçã:É rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.

 

 

Fonte: Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-05-22/como-controlar-colesterol-e-triglicerides-sem-remedios.html
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https://www.farmaciaeficacia.com.br/blog/massa-magra-e-um-corpo-bem-definido/

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