Entendendo melhor o colágeno

O COLÁGENO, é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade a pele. Essa proteína é produzida naturalmente pelo corpo mas também pode ser encontrada em alimentos ricos em proteínas como: carnes , frango, porco peru, peixe e ovos geleias de mocotó. As gelatinas são as principais fontes de COLÁGENO mas para garantir sua produção é necessário ingerir Omega 3 e Vitamina C na mesma refeição.

Ele é muito importante para manter as células firmes e unidas, e também para outros tecidos como, manter a integridade dos músculos, dos ligamentos , tendões e das articulações , melhorando sua saúde. O COLÁGENO é naturalmente produzido pelo organismo até os 25 anos e serve para dar sustentação aos tecidos do corpo como pele, articulações, vasos sanguíneos e músculos deixando-as sempre firmes.

Os suplementos de COLÁGENO devem ser usados quando a concentração desta proteína diminui no corpo, causando sintomas como:

* Diminuição da espessura dos fios de cabelo;

* Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;

* Surgimento de rugas e de linhas de expressão;

* Aparecimento de estrias

* Pele fina e desidratada;

* Diminuição da densidade dos ossos como nos casos de osteopenia e osteoporose e enfraquecimento das articulações e dos ligamentos

conhecendo colágeno com ebook cellumis

COLÁGENO HIDROLISADO – hidrólise significa quebra pela água, a longa cadeia de aminoácidos se parte em algum ponto e absorve molécula de água. Após várias sequencias de reações de hidrólise o COLÁGENO deixa de ser COLÁGENO e torna-se vários segmentos proteicos. Ele é feito principalmente a partir de ossos de cartilagem bovina que pode ser usado para a produção de COLÁGENO no corpo. A principal vantagem de tomar o suplemento de colágeno hidrolisado é garantir que o corpo receba a quantidade ideal diariamente e por ele ser fracionado o corpo absorve mais facilmente. E outra vantagem, não engorda porque sua fórmula não tem calorias, e ainda melhora a aparência, deixando a pessoa mais jovem e mais saudável. Este suplemento não aumenta o apetite, nem causa retenção de líquidos!

Importante: quem é vegano deve ser orientado por um nutricionista. Através da combinação de alimentos de origem vegetal consiga garantir a quantidade certa de colágeno que o corpo precisa, como arroz, feijão, soja trigo ou castanhas e milho(como exemplo).

Todas as pessoas a partir de 25 anos podem começar a investir numa maior ingestão de alimentos que favoreçam a produção de COLÁGENO, mas a suplementação é principalmente indicada para quem pratica atividade física diariamente, no entanto a partir dos 50 anos o médico ou nutricionista poderá indicar a suplementação para melhorar a sustentação da pele e a saúde das articulações. Em apenas um mês é possível observar seus efeitos no cabelo, na pele e nas unhas e cerca de 3 meses é possível notar as articulações mais firmes.

Com a perda de COLÁGENO a pele começa a ficar mais flácida e as linhas de expressão no rosto começam a aparecer, fica mais visível uma linha entre o canto do nariz e a boca (o famoso bigode chinês). As pálpebras podem ficar mais caídas e os pés de galinha podem surgir, as articulações ficam mais frouxas e com o passar do tempo perdem a instabilidade, favorecendo a artrose, onde um osso pode tocar no outro causando dor e desconforto.

Mas lembre-se que todo suplemento ou medicação deve ser tomado na dosagem certa! A quantidade recomendada COLÁGENO que se deve consumir diariamente é cerca de 9g já incluindo a quantidade que deve ser consumida através dos alimentos. O excesso de ingestão de COLÁGENO pode sobrecarregar os rins, pois o excedente será eliminado através da urina.

E o VERISOL é um suplemento inovador com composição de substâncias chamadas de peptídeos bioativos de colágeno. Peptídeos são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas. E os aminoácidos são moléculas formadas por um grupo de carboxila e um grupo de amina que se ligam a um átomo de carbono.

Uma pesquisa mostrou que mulheres que tomaram 2,5g dos colágenos de peptídeos de VERISOL uma vez a cada dia, apresentaram, depois de um período de oito semanas, uma diminuição de 20% na profundidade das rugas ao redor dos olhos. Além disso, os níveis de pró-colágeno – que é o precursor do colágeno – registraram uma elevação de 65% em sua produção. Você encontra essa composição no suplemento natural Cellumis.

 

Fontes: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/peptideos.htm https://www.mundoboaforma.com.br/verisol-o-que-e-como-funciona-e-para-que-serve/#kAxko7ZDLX2JBgoM.99
Dra. Aleksana Regina Viana Santos Machado, formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007 – CRM/PE – 16907.
Médica Pós-Graduada em Dermatologia Clínica, Cosmiátrica e Cirúrgica pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2012.
Médica Pós-Graduada em Dermatologia Estética Avançada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2013.
Atualmente, atua na Força Aérea Brasileira (Hospital de Aeronáutica de Recife), na área de Dermatologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *