Retenção de líquidos: 6 dicas para acabar com o inchaço

A retenção de líquidos é um problema bastante comum e faz parte das queixas “clássicas” de muitas mulheres, causando um enorme desconforto. A retenção de líquidos acontece por causa do extravasamento de um líquido bem pobre em proteínas do sangue, que se desloca dos vasos e vai para o seu tecido subcutâneo, causando o inchaço. Talvez você não saiba, mas é possível mudar esse quadro mudando alguns de nossos comportamentos cotidianos que podem parecer inofensivos, principalmente por não percebermos seus danos.

Se, no final do dia, você fica com as pernas e pés inchados, deite com eles mais elevados que o corpo, além disso, pratique exercícios físicos que trabalhem com as pernas, como caminhadas e passeios de bicicleta, caso você trabalhe muito tempo na mesma posição (sentada ou em pé) faça pausas durante o dia para se movimentar e estimular a circulação corporal. Acrescente em sua dieta alimentos frescos, como legumes, verduras, leguminosas e oleaginosas, e evite alimentos ricos em sódio, açúcar, conservantes e embutidos, refrigerantes, fast food e carboidratos simples.

Algumas frutas como: Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas com nutrientes com alto poder diurético, que ajudam a eliminar toxinas através da urina. É importante também o consumo de alimentos probióticos, como os iogurtes, que tornam a flora intestinal mais saudável e ajudam a absorver melhor os nutrientes, mas NÃO SE ESQUEÇA DA ÁGUA, quanto mais água você ingerir, mais toxinas serão eliminadas pela urina, diminuindo assim o inchaço.

Neste artigo, vai descobrir como você pode mudar alguns destes hábitos e acabar de vez com o inchaço!

Agora, vamos às dicas!!!

  1. EVITE O SAL
  • O sal está presente em basicamente tudo o que comemos. É ele quem dá sabor a muitos alimentos e é quase impossível fazer uma receita sem usá-lo. Mas o sódio está presente em quantidades exageradas na maioria dos alimentos processados, aí é que mora o perigo. Então, cuidado ao se alimentar nos fast-food e alimentos industrializados. Substitua por refeições mais naturais! Caso você trabalhe fora: Leve sua própria marmita!
  1. AUMENTE A INGESTÃO DE MAGNÉSIO
  • O Magnésio é um mineral extremamente importante e está ligado a mais de 300 reações enzimáticas, que mantém seu corpo em pleno funcionamento. É uma peça fundamental no seu organismo, ele ajuda a reduzir a retenção de líquido. Um estudo revelou que 200 mg de magnésio por dia reduziu a retenção de água em mulheres com sintomas pré-menstruais ou TPM. Você pode encontra-lo nas nozes, grãos integrais, legumes verdes, em suplementos e até em chocolates escuros. Muito bom não é mesmo!?
  1. AUMENTE A INGESTÃO DE VITAMINA B6
  • A vitamina B6 é outra aliada na redução de retenção de líquido durante a TPM. Ela é encontrada em alimentos como bananas, nozes, batatas e carne.
  1. COMA MAIS ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO
  • O Potássio é um mineral essencial para o organismo com uma infinidade de funções importantes, como ajudar a enviar sinais elétricos que mantém o corpo funcionando e se um importante aliado da saúde do coração. Na retenção de líquidos ele ajuda reduzindo os níveis de sódio do corpo e aumenta a produção de urina. Você encontra na nossa queridíssima banana, no abacate e tomate.
  1. EVITE CARBOIDRATOS REFINADOS
  • Fujam ao máximo dos carboidratos refinados sempre que possível, como açúcar, pão branco, biscoitos, massas, etc., mesmo que sejam light. Porque esse carboidrato faz com que você tenha picos de insulina o que faz com que o seu corpo retenha mais sódio através dos seus rins isso significa um aumento de fluidos no corpo inteiro.
  1. MANTER UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS
  • Manter uma rotina de exercícios vai ajudar a eliminar esse inchaço em pouquíssimo tempo, se você está sedentário considere mudar agora mesmo! Em apenas 5 minutos podem ser suficientes para começar a emagrecer e acabar de vez com a retenção de líquidos, ou seja, não tem desculpa!

Continue conosco, temos muitos artigos para você!

 

Fontes: https://emagrecimentonasaude.com/dicas-para-emagrecer/como-acabar-com-a-retencao-de-liquido/
https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/retencao-de-liquido/?gclid=Cj0KCQjwiJncBRC1ARIsAOvG-a5OkcayqqRAI3G5uTT0cz0mNZJRPjVTUGrB_Y5nVz6xln8VMQrHjeQaAl8LEALw_wcB
Pedro Carvalho – Nutricionista – Portugal – https://www.publico.pt/2016/11/06/sociedade/noticia/controlar-a-retencao-de-liquidos-17496576PARTILHAS
Boa RNSO, Guimarães ECQCP, Barros ALBL. Surgery the characteristics definidoras of the Nursing volume of líquidos excessivo. Acta Paul Enferm. 2005; 18 (2): 197-202 [  Links  ]
q48.com.br/blog/alimentacao/retencao-de-liquido/

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